EMISSOR NOTA
Cadastro de cliente
Clique em CADASTROS > CLIENTE E FORNECEDOR.
Agora clique em NOVO CADASTRO.
Na próxima tela preencha todos os campos solicitados.
Preencha o CNPJ/ CPF, do seu cliente/ fornecedor. (Caso esteja cadastrando uma Pessoa Jurídica após inserir o CNPJ clique na lupa que o sistema preencherá automaticamente as informações da empresa).
No campo Nome/ Razão Social preencha o nome ou a razão social e o Nome Fantasia/ Apelido deste cliente/fornecedor.
Preencha a IE/ RG e o campo Tipo de Contribuinte com as informações do seu cliente/ fornecedor.
Na opção Endereço, digite o CEP e preencha as informações como Logradouro, Número, Bairro e Complemento.
Obs: Caso seja CEP local as informações serão preenchidas de forma automática, apenas o número e complemento terá que ser inserido manualmente.
No Contatos, para adicionar as informações desse contato clique na opção Novo Contato.
Preencha as informações do seu cliente/fornecedor como Nome, E-mail, Telefone e Celular. E clique em Salvar.
Após preencher todos os campos solicitados necessários para emissão de uma NF-e clique em Salvar, aparecerá a mensagem Salvo com sucesso.
Cadastro de produtos
Clique em CADASTROS > PRODUTOS.
Agora clique em NOVO PRODUTO.
Obrigatoriamente é necessário fazer o cadastro somente dos campos que estão com o * na frente da descrição NOME, UNID. MEDIDA, NCM. Todos os outros campos são de preenchimento opcional. Pois serão informações internas, não sairão destacadas nem no PDF nem o XML ao finalizar a autorização na SEFAZ.
Nos Dados Fiscais preencha o Código NCM deste produto, verifique com a sua contabilidade esta numeração.
O Código CEST é uma numeração complementar do NCM de produtos que possuem incidência de substituição tributária.
Escreva no campo CFOP Padrão a numeração do CFOP que utilizará para este item, esta informação também será fornecida por sua contabilidade.
NOTA: o cliente deve inserir apenas os três últimos dígitos do CFOP Padrão que irá utilizar para as operações com este produto, o sistema se encarrega de preencher o primeiro dígito de acordo com a operação do momento.
Nos campos Tabela Imposto NF-e e Tabela Imposto NFC-e o cliente deve selecionar a tabela que irá utilizar para cada operação. A tabela é configurada e será incluida nos itens a cada novo cadastro
Clique em SALVAR para concluir o cadastro do item.
Como emitir a Nota Fiscal.
Clique em Fiscal e em seguida clique em Emitir NF-e.
Então, clique no campo Nova NF-e localizado ao lado direito da tela.
Na próxima tela localize o destinatário da nota no campo Cliente.
Em seguida, preencha o espaço CFOP padrão com a numeração que utilizará nesta operação. Vale lembrar que esta informação é de responsabilidade da sua contabilidade.
Então, após escrever os 4 dígitos do CFOP pressione a tecla Enter do teclado e o sistema preenche automaticamente a Natureza. Verifique se a Data Emissão e Data saída estão corretas, caso necessário, corrija-as.
Para localizar o Produto escreva o nome da mercadoria no campo produto e após aparecer clique sobre a descrição para adiciona-lo, ou caso trabalhe com leitor de código de barras é possível localizar bipando/inserindo o código de barras do item.
O sistema se encarrega de preencher a Unidade de acordo com o cadastro do produto.
Em seguida, complete os campos Quantidade, Valor Unitário e clique em Inserir, perceba que o espaço Valor Total preenche automaticamente quando este item é inserido na tabela abaixo.
No campo Imposto, ao lado do espaço Inserir o cliente pode alterar os tributos desta mercadoria, porém deve-se modificar antes de inserir o produto. E até mesmo no campo imposto é possível adicionar cobrança de Frete e Desconto no item.
Então, caso já tenha colocado este item e precise substituir estas informações, basta clicar em Ver/Editar.
Depois de modificar todos os campos necessários pressione o espaço Salvar.
Em Totais é possível inserir um desconto inserindo o Percentual de desconto ou Valor do desconto que será abatido de forma automática do total da nota.
Deverá verificar todos os impostos que serão tributados de acordo com as informações inseridas na tabela de imposto.
E mais abaixo da tela é possível acrescentar alguns valores, como por exemplo: Valor de Desconto, Valores de Acréscimos, Valor de Frete e Valor de Seguro.
Selecione a maneira que será realizado o pagamento desta nota quantidade de Parcelas e Forma de Pagamento e depois clique em Gerar Parcelas. As informações inseridas aparecerão na DANFE.
Caso o produto precise ser transportado, é necessário preencher as informações de Transporte também, preencher as informações desejadas/necessárias.
Nos Dados de Emissão o sistema deixará preenchido da forma correta, não sendo preciso alterar nenhuma informação.
Em Observação é um campo livre para adicionar alguma informação complementar a qual irá aparecer no final da DANFE
Confira o Valor Total da nota e clique em Salvar para finalizar a nota e fazer a sua emissão posteriormente, ou se já desejar autorizar clique na opção Salvar e Enviar para registrar a nota no sistema e já validar no governo.