Montagem da NFS-e (MEI)
Para realizar a emissão da NFSe como MEI, vamos iniciar em Fiscal - Emitir NFSe
Em seguida vamos em Nova NFS-e
Será necessário identificar então o cliente e automaticamente quando selecionar ele já vai trazer o CPF/CNPJ.
Os campos de natureza da operação e descrição resumida, podem ficar em branco, não é necessário alteração.
O município de prestação de serviço é necessário preencher somente se o serviço for prestado em um município diferente do município da empresa, caso tenha sido prestado no mesmo município da empresa emitente não há necessidade de identificação.
Em seguida é necessário informar o serviço, o ideal é que o mesmo esteja previamente cadastrado e com a tabela de imposto de serviço já configurado para puxar para a NFS-e.
A discriminação do serviço é o campo para detalhar o serviço que foi realizado e no caso do MEI, o campo código de serviço municipal deve ficar em branco, a quantidade é sempre como 1 e o valor é sempre o valor total do serviço.
Antes de inserir o serviço vamos na opção de Imposto.
Nessa tela que vai abrir será necessário ajustar o código de serviço conforme for orientado pela contabilidade. No caso do MEI o código é composto por 6 números, é possível consultar os códigos também no site do GOV.
Em seguida basta Salvar e depois inserir o serviço na NFS-e.
A NFS-e também tem as informações do pagamento que são utilizados para alimentar o contas a receber no sistema, basta informar a data e clicar no gerar. Necessário marcar também a opção de habilitar log, caso tenha algum erro na NFS-e é pelo log que conseguimos identificar.
No final basta salvar e voltar a tela inicial da NFS-e.
Em seguida na frente da NF--> no menu selecione a opção de Enviar e em seguida na opção Consultar Status, se estiver tudo certo a NFS-e retornará como autorizada.
Após autorização no mesmo menu ficará disponível a opção de emitir PDF, com a NFS-e autorizada também é possível solicitar o cancelamento e baixar o XML da NFS-e.
No Comments