Primeiro, clique no botão PRODUTO e na janela de Cadastro de Produtos, no campo de pesquisa “Cód. Barra / Nome do produto”. Então digite o nome do item que terá seu tipo definido e clique em LOCALIZAR.
Em seguida, dê dois cliques no nome do produto e você terá acesso à tela de edição dos dados.
Na janela Itens do Estoque, na região inferior clique na aba Estoque.
A primeira linha traz informações a respeito do(s) Tipo(s) do Item, contendo quatro opções: Produto, Mercadoria, Material e Serviço.
A opção Material vem selecionada por padrão para todos os itens, e não deve ser alterada.
É possível selecionar mais de uma classificação para um determinado item, desde que as opções sejam condizentes com o tipo de utilização do mesmo.
Veja como escolher corretamente esta classificação de acordo com a operação a que o item se destina:
Produto: Utilizada para Ordem de Produção. Então, selecione esta opção quando o item representar o produto finalizado gerado a partir de um processo de produção.
Mercadoria: Classificação padrão de itens do sistema. Não deve ser desmarcada.
Material: Utilizada para Ordem de Produção. Então, selecione esta opção quando o item representar a matéria-prima utilizada para gerar um produto finalizado a partir de um processo de produção.
Serviço: Utilizada para emissão de nota fiscal de serviço para Brasília. Como Brasília não possui município, as notas fiscais de serviço são o mesmo que notas fiscais de produtos.
Basta clicar sobre o botão da opção desejada para associá-la ao item em questão (ou vice-versa).
E então, ao término do processo, clique no botão SALVAR representado pelo símbolo do disquete, na região superior da janela.
No Comments