Como emitir CT-e Globalizado
O CT-e globalizado ocorre quando temos um único Remetente, enviando para no mínimo 5 Destinatários diferentes, pode ocorrer no processo inverso também, quando temos um único Destinatário e está sendo enviado por no mínimo 5 Remetentes diferentes.
Para iniciar o processo da emissão, siga os seguintes passos.
Clique em FISCAL e em seguida clique em EMITIR CT-E.
Então, clique em NOVO CT-E.
Na próxima tela vamos iniciar o preenchimento do CT-e.
CFOP: É a indicação do tipo de transporte que será realizado nessa operação. Essa informação é de responsabilidade da contabilidade da empresa passar.
TOMADOR: Será o responsável pelo pagamento do serviço.
Localize então o REMETENTE e DESTINATÁRIO, lembrando que no caso do CT-e globalizado um dos envolvidos precisa ser cadastrado como DIVERSOS e o cadastro do DIVERSOS é feito usando os dados da transportadora que está realizando o transporte.
Exemplo: Temos 1 único remetente a SOFTEN SISTEMAS enviando as mercadorias para 5 DESTINATÁRIOS DIFERENTES sendo assim o cadastro do DESTINATÁRIO será o DIVERSOS.
Informe a CIDADE ORIGEM (onde irá iniciar o transporte) e a CIDADE FIM (onde irá encerrar o transporte).
Digite o RNTRC/ANTT da empresa.
Em seguida será necessário referenciar as CHAVES DE ACESSO das notas fiscais que serão transportadas e depois clicar no INSERIR.
Em seguida informar o PRODUTO PREDOMINANTE, no caso de vários itens pode ser informado como DIVERSOS, preencher também o VALOR DA CARGA que é o valor total das notas que foram referenciadas.
Na UNIDADE DE CARGA selecione a unidade já cadastrada anteriormente informe a QUANTIDADE, selecione a TABELA DE FRETE e clique no INSERIR.
Na aba de informações do frete, informe o VALOR DO SERVIÇO, caso necessário informe também o VALOR DO SEGURO, VALOR DO PEDÁGIO e logo a frente temos a opção do IMPOSTO, onde será necessário preencher como será a tributação do Conhecimento de Transporte, lembrando que quem passa essa informação tributária é a contabilidade.
Na aba de IMPOSTO preencher as informações da tributação conforme informado pela sua contabilidade e salve.
Na aba dados da emissão, ative a função do CT-E GLOBALIZADO. Se precisar pode inserir o EXPEDIDOR e RECEBEDOR também.
Em forma de pagamento definir se é à vista, à prazo ou outros, informar a data do 1º vencimento, a quantidade de parcelas e clicar em GERAR PARCELAS, caso tenha alguma observação pode ser preenchida no campo de OBSERVAÇÃO.
No Comments